Lista de Material



Lista de Material Escolar – 1º ANO

MATERIAL DE USO PESSOAL

* 01 toalhinha azul-marinho com nome bordado em amarelo
* 01 avental azul-marinho com nome da criança bordado em amarelo
* 02 vasilha com tampa e com nome para guardar a massa de modelar e giz de cera
* 01 garrafinha de água (com nome)

MATERIAL ESCOLAR

* 05 envelopes (POSTAL)
* 03 envelopes pardos (35X25cm)
* 04 lápis pretos nº 02
* 02 borracha macia
* 01 pincel nº10
* 01 tubo de cola grande – 90 g branca
* 500 folhas de papel sulfite A4 (branca)
* 100 folhas de papel sulfite A4 (colorida)
* 02 folhas de EVA grande – cores variadas
* 02 durex coloridos (verde/amarelo/azul/vermelho)
* 01 fita crepe
* 1 metro de TNT
* 02 folhas papel crepom (cores variadas)
* 01 folha de papel espelho
* 01 caixa de guache (6 unidades)
* 01 caixa de giz de cera grosso
* 01 caixa de lápis de cor com 24 cores
* 01 caixa de massa de modelar
* 01 pasta AMARELA transparente fina com elástico para tarefa
* 01 estojo01 Livro de História (Infantil)
CADERNOS
* 02 cadernos grandes de capa dura amarelo
Observações:
Todo material de uso pessoal deverá conter identificação;
O pedido de uniforme poderá ser feito na secretaria.

TODO O MATERIAL DEVERÁ SER ENTREGUE PARA PROFESSORA NO DIA 20/01/16(4ª feira).
---------------------------------------------------------------------------------
Lista de Material Escolar – 2º ANO

MATERIAL DE USO PESSOAL
(TRAZER DIARIAMENTE)

* 02 lápis preto nº 02
* 01 apontador com depósito
* 01 destaca texto
* 01 borracha grande
* 01 cx de lápis de cor (grande com 12)-apagável
* 01 jogo de caneta hidrocor (grande com 12)
* 01 tesoura escolar
* 01 régua de 30 cm
* 01 tubo de cola branca (90 g)
* 01 JALECO BRANCO – será utilizado na aula de laboratório. Observação: Como sugestão costureira Marilene endereço abaixo:
Rua Deocleciano de Silva Azevedo, nº 270 – em frente ao Colégio Severino. [Tel.(12) 3103-1548 / Cel. (12) 997315168]

MATERIAL DE ARTES COM IDENTIFICAÇÃO
(Trazer somente na aula de Artes)

01 pasta com identificação para guardar os seguintes materiais dentro:
* guache (cores variadas)
* 01 pincel chato nº 14
* 01 pincel redondo nº 10
* 01 paninho velho (limpeza dos pincéis)
* 01 avental para usar nas atividades com tinta
* 03 colas coloridas
* 01 Nanquim
* 01 tubo de cola branca 90 g

CADERNOS

Português:
02 cadernos brochuras grandes/ 100 FLS
Matemática:
01 caderno brochura grande/ 100 FLS
Ciências:
01 caderno brochura grande/ 100 FLS
História/Geografia:
01 caderno brochura grande/ 100 FLS
Arte/ Música:
01 caderno ½ pauta

MATERIAL DE USO GERAL
(ENTREGUE NA SECRETARIA)

* 05 envelopes pardos (35X25cm)
* 500 folhas de papel sulfite A4 (branca) – CHAMEX ou COPIMAX
* 100 folhas de papel sulfite A4 (colorida)

Amigos Pais segue abaixo algumas observações:
1- Todo material de uso pessoal deverá conter identificação;
2- O pedido de uniforme poderá ser feito na secretaria.
3- Por motivo de melhor atendimento e organização do material do seu(a) filho(a) obedeceremos o dia e horário de recebimento:
2º ano dia 21/01/2016 das 9h às 16h30min.
4- O material deverá ser entregue para responsável, neste dia e horário.
5- Os livros paradidáticos serão escolhidos posteriormente
e estarão disponíveis na escola com o desconto da Editora.
------------------------------------------------------------------------------
Lista de Material Escolar – 3º ANO

MATERIAL DE USO PESSOAL
(TRAZER DIARIAMENTE)

* 02 lápis preto nº 02
* 01 apontador com depósito
* 01 destaca texto
* 01 borracha grande
* 01 cx de lápis de cor (grande com 12) apagável
* 01 jogo de caneta hidrocor (grande com 12)
* 01 tesoura escolar
* 01 régua de 30 cm
* 01 tubo de cola branca 90 g
* 01 JALECO BRANCO – será utilizado na aula de
laboratório. Observação: Como sugestão costureira Marilene endereço abaixo:
Rua Deocleciano de Silva Azevedo, nº 270 – em frente ao Colégio Severino. [Tel.(12) 3103-1548 / Cel. (12) 997315168]

MATERIAL DE ARTES COM IDENTIFICAÇÃO
(Trazer somente na aula de Artes)

01 pasta com identificação para guardar os seguintes materiais dentro:
* guache (cores variadas)
* 01 pincel chato nº 14 e 01 pincel redondo nº 10
* 01 paninho velho (limpeza dos pincéis)
* 3 colas coloridas
* 01 Nanquim
* 01 avental para usar nas atividades com tinta
* 01 tubo de cola branca 90 g

CADERNOS

Português:
02 cadernos brochuras grandes/ 100 FLS
Matemática:
01 caderno brochura grande/ 100 fls
Ciências:
01 caderno brochura grande/ 100 FLS
História/Geografia:
01 caderno brochura grande/ 100 FLS
Arte/ Música:
01 caderno ½ pauta

MATERIAL DE USO GERAL
(ENTREGUE NA SECRETARIA)

* 05 envelopes pardos (35X25cm)
* 500 folhas de papel sulfite A4 (branca) – CHAMEX ou COPIMAX
* 100 folhas de papel sulfite A4 (colorida)

Amigos Pais, segue abaixo algumas observações:
1- Todo material de uso pessoal deverá conter identificação;
2- O pedido de uniforme poderá ser feito na secretaria.
3- Por motivo de melhor atendimento e organização do material do seu(a) filho(a) obedeceremos o dia e horário de recebimento:
3º ano dia 21/01/2016 das 9h às 16h30min.
4- O material deverá ser entregue para responsável, neste dia e horário
5- Os livros paradidáticos serão escolhidos posteriormente
e estarão disponíveis na escola com o desconto da Editora.
---------------------------------------------------------------------------------
Lista de Material Escolar – 4º ANO

MATERIAL DE USO PESSOAL
(TRAZER DIARIAMENTE)

* 02 lápis preto nº 02
* 01 apontador com depósito
* 01 destaca texto
* 01 borracha grande
* 01 cx de lápis de cor (grande com 12) apagável
* 01 jogo de caneta hidrocor (grande com 12)
* 01 tesoura escolar
* 01 régua de 30 cm
* 01 tubo de cola branca 90 g
* 01 JALECO BRANCO – será utilizado na aula de
laboratório. Observação: Como sugestão costureira Marilene endereço abaixo:
Rua Deocleciano de Silva Azevedo, nº 270 – em frente ao Colégio Severino. [Tel.(12) 3103-1548 / Cel. (12) 997315168]

MATERIAL DE ARTES COM IDENTIFICAÇÃO
(Trazer somente na aula de Artes)

01 pasta com identificação para guardar os seguintes materiais dentro:
* guache (cores variadas)
* 01 pincel chato nº 14
* 01 pincel redondo nº 10
* 01 paninho velho (limpeza dos pincéis)
* 01 avental para usar nas atividades com tinta
* 03 colas coloridas
* 01 Nanquim
* 01 tubo de cola branca 90 g

CADERNOS

Português:
01 caderno brochura grande/ 100 FLS
01 Minidicionário Aurélio revisado
Matemática:
01 caderno brochura grande/ 100 FLS
Ciências:
01 caderno brochura grande/ 100 FLS
História/Geografia:
01 caderno brochura grande/ 100 FLS
Arte/ Música:
01 caderno ½ pauta

MATERIAL DE USO GERAL 
(ENTREGUE NA SECRETARIA)

* 05 envelopes pardos (35X25cm)
* 500 folhas de papel sulfite A4 (branca) – CHAMEX ou COPIMAX
* 100 folhas de papel sulfite A4 (colorida)

Amigos Pais, segue abaixo algumas observações:
1- Todo material de uso pessoal deverá conter identificação;
2- O pedido de uniforme poderá ser feito na secretaria.
3- Por motivo de melhor atendimento e organização do material do seu(a) filho(a) obedeceremos o dia e horário de recebimento:
4º ano – dia 25/01/2016 das 9h às 16h30min.
4- O material deverá ser entregue para responsável, neste dia e horário.
5- Os livros paradidáticos serão escolhidos posteriormente e estarão disponíveis na escola com o desconto da Editora.                      
---------------------------------------------------------------------------------
Lista de Material Escolar – 5º ANO

MATERIAL DE USO PESSOAL
(TRAZER DIARIAMENTE)

* 02 lápis preto nº 02
* 01 apontador com depósito
* 01 destaca texto
* 01 borracha grande
* 01 cx de lápis de cor (grande com 12) apagável
* 01 jogo de caneta hidrocor (grande com 12)
* 01 tesoura escolar
* 01 régua de 30 cm
* 01 tubo de cola branca 90 g

MATERIAL DE ARTES COM IDENTIFICAÇÃO
(Trazer somente na aula de Artes)

01 pasta com identificação para guardar os seguintes materiais dentro:
* guache (cores variadas)
* 01 pincel chato nº 14
* 01 pincel redondo nº 10
* 01 paninho velho (limpeza dos pincéis)
* 01 avental para usar nas atividades com tinta
* 01 tubo de cola branca 90 g
* 03 colas coloridas
* 01 Nanquim
* 01 JALECO BRANCO – será utilizado na aula de
laboratório. Observação: Como sugestão costureira Marilene endereço abaixo:
Rua Deocleciano de Silva Azevedo, nº 270 – em frente ao Colégio Severino. [Tel.(12) 3103-1548 / Cel. (12) 997315168]

CADERNOS

Português
01 caderno brochura grande/ 100 FLS
01 Minidicionário Aurélio revisado
Matemática:
01 caderno brochura grande/ 100 FLS
Ciências:
01 caderno brochura grande/ 100 FLS
História/Geografia:
01 caderno brochura grande/ 100 FLS
Arte/ Música:
01 caderno ½ pauta

MATERIAL DE USO GERAL
(ENTREGUE NA SECRETARIA)

* 05 envelopes pardos (35X25cm)
* 500 folhas de papel sulfite A4 (branca) – CHAMEX ou COPIMAX
* 100 folhas de papel sulfite A4 (colorida)

Amigos Pais, segue abaixo algumas observações:
1- Todo material de uso pessoal deverá conter identificação;
2- O pedido de uniforme poderá ser feito na secretaria.
3- Por motivo de melhor atendimento e organização do material do seu(a) filho(a) obedeceremos o dia e horário de recebimento:
5ºano – dia 26/01/2016 das 9h às 16h30min.
4- O material deverá ser entregue para responsável, neste dia e horário.
5- Os livros paradidáticos serão escolhidos posteriormente
e estarão disponíveis na escola com o desconto da Editora.
---------------------------------------------------------------------------------                  Lista de Material Escolar – 6º ao 9º ano

MATERIAL DE USO PESSOAL
(Permanecerá com o Aluno)

* lápis preto nº 2
* canetas esferográficas
* apontador com depósito
* destaca texto
* borracha
* régua acrílica - 30cm
* esquadro acrílico
* transferidor acrílico
* compasso
* tesoura sem ponta (com nome)
* caderno universitário - 200 folhas
* estojo de lápis de cor – 12 cores
* 01 cx de canetinha
* 01 cx de lápis de cor
* 01 cx de giz de cera
* 01 cx de guache
* 01 pincel nº4 e nº 0
* 01 tubo de cola branca 90g (para ficar na mochila)
* 01 JALECO BRANCO – será utilizado na aula de laboratório. Observação: Como sugestão costureira Marilene endereço abaixo:
Rua Deocleciano de Silva Azevedo, nº 270 – em frente ao Colégio Severino. [Tel.(12) 3103-1548 / Cel. (12) 997315168]

MATERIAL DE APOIO
(Permanecerá com o Aluno)

* Minidicionário Aurélio revisado
* Mini-dicionário de Inglês

MATERIAL DE USO GERAL
(entregue na Secretaria)

* 10 envelopes pardos (35x25cm)
* 500 folhas de papel sulfite A4 (branca)
* 100 folhas de papel sulfite A4 (colorido)

Amigos Pais segue abaixo algumas observações:

1- Todo material de uso pessoal deverá conter identificação;
2- O pedido de uniforme poderá ser feito na secretaria.
3- Por motivo de melhor atendimento e organização do material do seu(a) filho(a) obedeceremos o dia e horário de recebimento:
6º e 7º ano
Dia 20/01/2016 das 9h às 16h30min.
8º e 9º ano
Dia 22/01/2016 das 9h às 16h30min.
4- O material deverá ser entregue para responsável, neste dia e horário.
---------------------------------------------------------------------------------
 Lista de Material Escolar – Ensino Médio

MATERIAL DE USO PESSOAL

* lápis preto nº 02
* canetas esferográficas (azul e preta)
* apontador com depósito
* destaca texto
* borracha
* régua acrílica - 30cm
* caderno 10 matérias
* 01 JALECO BRANCO – será utilizado na aula de laboratório.
Observação: Como sugestão costureira Marilene endereço abaixo:
Rua Deocleciano de Silva Azevedo, nº 270 – em frente ao Colégio Severino. [Tel.(12) 3103-1548
Cel. (12) 997315168]

MATERIAL DE USO GERAL
(Deverá ser entregue na Secretaria)

* 10 envelopes pardos (35x25cm)
* 500 folhas de papel sulfite A4 (branca)
* 100 folhas de papel sulfite A4 colorida

Amigos pais:
Por motivo de melhor atendimento e organização do material de seu(a) filho(a)
obedeceremos o dia e horário (25 de janeiro de 2016, das 9h às 16h30min.).
O material deverá ser entregue para responsável, neste dia e horário.
O pedido de uniforme poderá ser feito na secretaria.

******************************************************************



































































































O OLHAR - a percepção do artista 13/03/2013
REGISTRO DA ESCULTURA VIVA
           O olhar do artista não precisa ter vínculo com aquilo que se vê na natureza, ele pode perceber outras qualidades, procurando revelar novos universos.
 Atividade - professor Sérgio
Apreciem as fotos dos alunos!
FACEBOOK: Colégio Objetivo de Cachoeira Paulista
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=478429885539466&set=a.478429712206150.1073741826.329178500464606&type=1&theater





Ensino Fundamental II e Ensino Médio


          "O encontro de início do ano, foi marcado por muita disposição em desenvolver um trabalho sério e significativo, buscando sempre a integração e bem estar de nossos alunos."
Amanda Figueiredo
Coordenação Colégio Objetivo/ Cachoeira Paulista
Foto EF II, EM e Arte MAOSF

Todos os direitos reservados - proibida a cópia e divulgação sem citar os direitos e créditos dos responsáveis, participantes e do Colégio Objetivo de Cachoeira Paulista-SP_ Direção: Maria de Fátima.





Ensino Fundamental I




          "No dia 01 de fevereiro realizamos nosso planejamento.  Foi um momento muito importante e especial . Pudemos conversar sobre os objetivos a atingir nesse ano, projetos que estaremos desenvolvendo, mudanças necessárias. Tudo foi feito com mu...ito carinho pensando sempre em dar uma boa formação para nossos alunos, ajundando-os a se tornarem cidadãos compromissados com o bem. Todos foram recebidos calorosamente pela Direção e Coordenação. Aproveitamos para dar as as vindas aos mais novos integrantes da família Objetivo: Izaurina-Assistente de sala do 1º ano e Fábio-Professor de Música, 2º ao 5º ano."
Aretusa Barbosa
Coordenação EFI Colégio Objetivo
Fotos EFI by  Coordenadora Aretusa
Arte MAOSF

____________________________________

 Os alunos do 2º ano após estudarem sobre os mitos da nossa terra, se divertiram com o jogo “Lince do Folclore”, um jogo onde, além da diversão, o trabalho em grupo também foi de fundamental importância. Professora Vergínia e Tia Bel











          Todos os direitos reservados - proibida a cópia e divulgação sem citar os direitos e créditos dos responsáveis, participantes e do Colégio Objetivo de Cachoeira Paulista _ Direção: Maria de Fátima

Semana Cultural Folclórica de 2012



Nossa Semana Cultural Folclórica propõe aos educadores apresentações livre. Com toda sabedoria a Coordenadora Aretusa aposta na identidade de cada indivíduo.  Associando o trabalho pedagógico já desenvolvido em sala de aula sugere aos educadores que acrescente o folclore às atividades. Como já era de se esperar está sendo belíssimo o trabalho e rico em conteúdo cultural.

“Um país forma sua identidade, principalmente pela tradição e pela preservação dos costumes populares. O folclore é composto de mitos e lendas. As lendas são estórias que passam de geração em geração pela tradição oral e os mitos são criações populares para explicar fatos científicos que eles não compreendiam bem ou simplesmente para assustar, principalmente as crianças, como o bicho-papão, por exemplo.” (Brasil Cultura)

Aqui não é diferente das demais regiões. Que tal contar a sua história! Para encorajar vocês vou começar a minha, tudo bem!



Título: PAPO DE AVÔ É DA ONÇA!



“Há muito tempo, quando papai caçava tatu, paca e outros bichos na Serra de Areias, contava que deixava as gaiolas de caça todas armadas durante a noite.

Numa destas caçadas, quando dormiam nos sacos de camping, ouviram um barulho sofrido de tatu já preso na armadilha. De repente, um barulho de onça:

__ Gruahhhhhhhhhh!!!!!!!

Bicho bravo, ruim. Comeu toda a caça, contava papai para nós. A onça comeu tudo mesmo! Comeu a caça, roupa, barraca, lenha, fogueira, fogão, gambá, lagarto, paca, tatu... Cotia não!

Cotia não porque não tinham caçado! Só sobrou o cão de caça, valente pra valer! Ele montou no cangote da onça, rolou mata adentro e fez a onça soltar toda a caça do meu pai! Soltou até a cotia que não estava na gaiola e que não tinha sido caçada. Que história!

A onça derramou suor quente, lutou com o cão de caça que mais parecia um lobo. Eta lobo bonzinho, eu pensava! E não é que papai disse que ele era tão bom que fez amizade com a onça! Ficaram tão amigos que quando papai ia caçar, os dois, onça e cão-lobo soltavam as caças para deixando-as livres. Papai até sabia disso, mas fingia não saber, pois falava que para ele a caça era uma aventura, apenas para passar o tempo.

Eta onça de sorte que andou fazendo amizade com o cão valente do papai! Essa história é boa demais!

Quem acredita? Crendices ou verdade? Invenção ou imaginação?

Eta tempo bom! Bom demais!  Tão bom que não volta mais!

Só sei que foi assim... O Bisa contou pro Vovô que contava pro papai... Papai contou pra mim, e agora conta para vocês, meus filhos. Papo de avô é da Onça! Ô se é!”(Mara Aosf – todos os direitos reservados)



Esse é o nosso folclore. As histórias passadas de geração para geração são ricas e podemos com elas enriquecer nossa cultura que sendo verdade ou não são brotadas da alma. Podemos conservar esse passado na sua essência, embora nos chegue modificados pela ação do tempo. Isso é folclore.

Espero que tenham gostado da minha contribuição, agora aguardo a de vocês. Vamos lá! Quem quiser que conte outra!

Aguardem o encerramento na sexta-feira que será uma delícia!
Confiram as fotos das atividades e comentem:



************************************************************


 


- Nós, professoras do 1º ano recortamos um cocar incompleto e solicitamos aos alunos que cada um completasse com uma PENA (pintada conforme desejo e com o nome). Com ela levariam um pouco do que eles representam para futuro (AGORA). A idéia é levar O DIA DO ÍNDIO para DIAS DE ÍNDIO onde convivemos um com o outro apesar das diferenças, porém complementamos o próximo com o que temos de melhor.

-Nesta atividade trabalhamos linguagem - trabalhamos texto e sílabas na atividade; arte, matemática, coordenação motora, natureza e cultura com uma pitada de otimismo e união. Apresentamos aos nossos pequenos o que é necessário fazer para que o CACIQUE/FUTURO aconteça em nossa vida. Além dos nossos pequenos herdeiros do futuro convidamos nossos colegas professores e colaboradores para acrescentarem em nossa atividade sua PENA do BEM ao Cocar. Hoje podemos dizer que foi dia de ÍNDIO no colégio Objetivo.
 by Mara Aosf








































Participação especial dos nossos pequenos e convidados:
Tia Fatinha (Direção)
Tia Aretusa (Coordenação)
Tia Sandra - Secretaria
Tia Riane - Secretaria
Tia Val - Tesouraria
Tia Cleide e Tio César (Colaboradores e Inspetores)
Professores:
Tia Guiomar, Tia Vergínia, Tia Bel, Tia Thaís, Tia Luceli, Tia Mirtes e Tia Mara

**************************************************************************

Alunos pesquisadores e cientistas
Tema: Insetos e Aracnídeos

Que diferenças fundamentais existem entre um inseto e um aracnídeo?
Os insetos apresentam 3 pares de patas e os aracnídeos 4 pares de patas. Os insetos tem o corpo dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome e os aracnídeos tem o corpo dividido em cefalotórax (cabeça fundida ao tórax) e abdome.
Primeiramente acolhemos o que nossos pequenos sabiam sobre insetos e aracnídeos. Após trabalharmos o aracnídeo Apresentamos uma espécia em LUPA de laboratório para reconhecer e aprender um pouco mais sobre esses bichinhos que vivem em nosso jardim e/ou lugares diferentes.
TIRANDO DÚVIDAS dos pequenos:
Estratégias e recursos da aula (Professoras: Mirtes e Mara - 1º ano)
As estratégias utilizadas foram:
- Aula interativa;
- Utilização do Laboratório em sala de aula;
- Desenvolvimento de um Experimento (inseto). Materiais necessários para ver, conhecer e aprender sobre a estrutura do inseto e as diferenças entre o inseto e o aracnídeo.

Os artrópodos são divididos em vários grupos. O maior deles é o dos insetos. Como reconhecê-los? Seis patas. Duas antenas. Corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen. Costumam ter asas. Não é uma regra. Gafanhotos, pulgas, cigarras, aleluias, taturanas e vespas. E muitos outros. São muitas espécies, milhares. Podem parecer todos muito inconvenientes e asquerosos. Alguns fazem mesmo o gênero.
Baratas são mesmo muito nojentas. Estudos comprovam que são capazes de carregar vermes, protozoários, bactérias e vírus, toda essa corja em suas antenas e patas. Barbeiros, mosquitos fêmeas e pulgas sugam sangue de suas vítimas e podem transmitir doenças. Todavia, boas ações também são praticadas. Muitos exemplares são importantes polinizadores, multiplicadores de sementes e de frutos nas angiospermas. 
Os aracnídeos formam um grupo muito conhecido. Não são insetos. Não cometa essa gafe. Também não é sinônimo de aranhas. É um grupo maior. Os aracnídeos têm oito patas, não têm antenas e apresentam corpo dividido em cefalotórax e abdômen. Além das centenas de espécies de aranhas, incluem também escorpiões, ácaros e carrapatos. Esses últimos fizeram notícia no final do último ano como transmissor de uma doença de alto risco de morte: a febre maculosa. Os escorpiões-amarelos são conhecidos por sua picada dolorida e peçonhenta. Surgem próximos a cidades e apresentam uma incomum: todos são fêmeas.
As lacraias (ou centopéias) não são insetos. Nem aracnídeos. Mas são artrópodos. Apresentam muitas patas, um par por segmento do corpo. Têm um par de forcípulas, verdadeiros ferrões na cabeça. São venenosas, rápidas e carnívoras.
Muita confusão na hora de identificá-los e muitos indivíduos para nos confundir. Insetos, um mega-grupo. E o sucesso não é por acaso. Encerrados em sua poderosa casaca de quitina, voando de um lado para outro, reproduzindo espantosamente e suportando as adversidades da natureza, eles dominam. Vivem entre nós. Agora, vocês os conhecem. Nada mais de confusão.

AGORA É PRA VALER! ABAIXO EM LABORATÓRIO NOSSOS PEQUENOS PESQUISADORES E CIENTISTAS DO 1º ANO APRENDEM MAIS SOBRE NOSSO TEMA. PARABÉNS CRIANÇAS!!
 (by Professora e Pedagoga - Educação Ambiental - Mara Aosf - todos os direitos autorais)
























Imagens by Fotógrafa, Pedagoga e Professora Mara Aosf - Todos os direitos autorais
*********************************************************************************
Atividade Pedagógica do 2º Ano
Professoras: Vergínia e Isabel (Bel) 

"A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
  O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade."
Abaixo encontra-se fotos (by Mara Aosf) de trabalhos realizados pelos alunos do 2º ano juntamente com seus familiares, mostrando que essa parceria Escola-Família é muito importante para nós.
Professoras Vergínia e Bel









¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


Vamos ao TEATRO?
"teatro" deriva dos verbos gregos "ver, enxergar"

O Teatro assim como outras atividades pedagógicas é importante para a formação e desenvolvimento da criança. Pois, as crianças são seres pensantes, tem sentimentos e realizam coisas maravilhosas diante do novo e da arte. Tanto no aspecto da arte ou pedagógico, a criança assistindo ou atuando cresce culturalmente e forma conceitos na sua realidade. Como aqui no Colégio Objetivo de Cachoeira Paulista/SP trabalhamos o lado mais humano do ser e sua formação, aceitamos esse convite e vamos levar nossos alunos ao teatro para realizar o que fazemos com nosso espaço escolar que é conhecer e aprender. Vamos desenvolver o que é fundamental para o aprendizado mostrando através das artes, música, literatura, pintura, escultura e o TEATRO, o desenvolvimento perceptivo das nossas crianças.
A arte é necessária, é uma linguagem que mostra o que há de mais natural no
homem; através da qual é possível verificar, até mesmo, que o homem pré-histórico
e o pós-moderno não estão distantes um do outro quanto o tempo nos leva a
imaginar. A arte é baseada numa noção intuitiva que forma nossa consciência. Não
precisa de um tradutor, de um intérprete. Isso é muito diferente das línguas faladas,
porque você não entenderia o italiano falado há quinhentos anos, mas uma obra
renascentista não precisa de tradutor. Ela se transmite diretamente. E essa
capacidade da arte de ser uma linguagem da humanidade é uma coisa extraordinária
(OSTROWER, 1983).
by Pedagoga e Professora Mara

Em breve fotos do TEATRO
            Vamos ao TEATRO? Sim. Vamos ver "As três porquinhas e o Lobo atrapalhado".
           Nesta versão os porquinhos são meninas. O espetaculo tem pitadas de músicas e com linguagem lúdica mostra a importância do trabalho para realizarmos nossos sonhos. O espetaculo também encanta aos adultos pois o tema sonhar, trabalhar e realizar é a grande mola precusora da existencia humana.
FOTOS BY Mara Aosf

















¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

EDUCAÇÃO FÍSICA

Importante ressaltar que atividade física é realizado a partir da Educação Infantil. "Onde há movimento há vida."
Objetivos:
- Adaptação escolar;
- Vivência, experimentação...
- Gosto e prazer pelas atividades
- Conhecimento sobre o corpo, cuidados com o seu e dos outros.
- Solução de problemas de ordem corporal;
- Integração social;
- Criatividades e expressão corporal;
- Capacidades e habilidades físicas e motoras;
- Criação de ambiente de igualdade de direitos e deveres;
- Noções sobre saúde (Nutrição, higiene), educação e ajuste postural e respiratório.

Segue abaixo algumas imagens do trabalho de Educação Física com nossas crianças.
Professora: Michelle














CRIANÇA FELIZ É AQUI NO COLÉGIO OBJETIVO.
"Onde há movimento há vida."
BY O BLOG

**********************************************************************************
Pais influenciam o gosto pela leitura

   Devemos criar o prazer pela leitura e não é tarefa difícil, mas exige certo comprometimento e paciência dos pais, afinal, é na escrita que estão temas sobre o pensar, o agir e a cultura da sociedade em que vivemos.
   De acordo com os especialistas, se o pai e a mãe não têm o costume de ler, dificilmente as crianças terão o gosto pela leitura. A família sempre atua como um exemplo para os pequenos, que tendem a imitar as atitudes dos adultos.
   O acesso a materiais escritos, como livros, revistas, jornais e gibis, deve ser facilitado para que as crianças tenham pelo menos curiosidade de conhecer o que está disponível e para se familiarizar com as letras – elas não precisam saber ler e escrever para entrar em contato com esses materiais. Ler em voz alta para o filho é essencial para aproximá-lo do gosto pela leitura. Aos poucos, a criança vai entrando em contato com o jogo de palavras, próprio da literatura.
   É possível oferecer aos bebês livros de pano ou de plástico e borracha (para o banho), a fim de que eles comecem a ter contato com os livros desde cedo. Nas horas de lazer, se os pais quiserem agregar uma saída de casa com a leitura, podem fazer uma visita a livrarias, bibliotecas e feiras de livros, deixando as crianças conhecerem os diferentes formatos, tamanhos e cores dos livros existentes.         
   Na escola, a leitura deve começar desde a educação infantil. É essencial que os pais confiram se a instituição tem um projeto de leitura e se há livros disponíveis para uso em sala de aula ou em casa. Pais que acompanham o andamento da leitura na aula dos filhos conseguem perceber melhor os avanços.
   Nosso colégio trabalha com as crianças desde cedo e por esse motivo enviamos para casa os livrinhos de acordo com a idade das nossas crianças e esperamos que aproveitem o máximo com seus filhos. Aqui já iniciaram a leitura e uma reeleitura das histórias com a professora Betânia e coordenação. Vamos lá!! Vamos ler com nossas crianças e incentivá-las. Na hora de comprar presentes para os pequenos, é importante não esquecer dos livros infantis. O hábito de ler antes de dormir ou em momentos de folga aproxima pais e filhos. Além disso, desperta o prazer pela leitura e desenvolve a imaginação das crianças.

Adaptação do Artigo by O BLOG


*******************************************************************************************************
EVENTO 2011 - Feira do Conhecimento no Espaço Escolar

            Tema: BIODIVERSIDADE
 
            Caros (as) Professores (as), alunos (as),

            Até dias 25 e 26 de novembro dias em que será realizada a Feira do Conhecimento de 2011 - Propostas do Colégio Objetivo de Cachoeira Paulista/SP e equipe - no Espaço Escolar com tema “BIODIVERSIDADE”  estará em debate - Fórum (17 de outubro a 24 de novembro _ comentários dos alunos e professores) no BLOG http://objetivocachoeirapaulista.blogspot.com (criação da estagiária Mara AOSF com autorização da direção) o tema, metodologia, objetivo, resultado e conclusão.
            Tanto a proposta do BLOG como a reunião foi sugerida pela estagiária por desenvolver um trabalho junto ao Instituto de Manejo da Biodiversidade (IMBio), que proporcionou junção a proposta do Colégio e Equipe e devido a uma ATD (atividade universitária do campus) na faculdade do curso de Pedagogia para finalização do 6º semestre.
            Proponho antes de iniciar a reunião colocar em discussão o tema em rede “internet como espaço escolar educativo”, esta discussão busca responder questões como: “A escola pode ser considerada como espaço de produção de conhecimento ambiental ‘tema-biodiversidade’? Como isso pode ser possível? A formação do professor é fundamental na realização de tal questão?” “O que os alunos irão aprender e como?” “O tema está sendo trabalhado de acordo com a disciplina?” “Está envolvendo a todos sem exceções (pessoas e disciplinas)?”.
             ALUNOS - As perguntas deverão ser relacionadas ao tema. Alunos podem fazer perguntas aos seus professores, coordenadoras e tirar dúvidas com a Bióloga Federal e Presidente do IMBio - Instituto de Manejo da Biodiversidade "Maura Watan" que apoia e participa da iniciativa (feira do conhecimento - Biodiversidade). (Mara A. O. S. Ferreira).
              Vamos lá?!!!