sexta-feira, 20 de abril de 2012

"O pão nosso de cada dia dá-nos hoje, ...”

Quem quer pão?
"O pão nosso de cada dia dá-nos hoje, ...” Mateus 6:11


O laboratório de prática parte dos saberes que os alunos têm sobre o pão: seu significado, tipos, forma de fabricação, etc. No LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS – “A Ação das Leveduras na Massa do Pão” Trabalhamos o tema e fizemos valer a prática para o ensino e aprendizagem.
Para saber mais e conhecer de perto o que nossos alunos já sabiam, a proposta foi apresentar “O que eu já sei e conheço sobre o tema?”. As respostas foram variadas e ricas em prática, conhecimento e finalização. Os alunos trocaram experiências e auxiliaram os demais colegas que não tinham afinidade com o tema. A participação dos mesmos em grupos leva ao questionamento da prática individual “O que eu faço agora?”.
Surge então uma série de questionamentos sobre higiene, preparação, separação dos ingredientes, local de preparação da massa, e do fermento, e no processo de cozimento. Ao mesmo tempo vai surgindo também questionamentos quanto à origem e composição química e nutricional de cada ingrediente, a quantidade de cada um na preparação da massa, como se dá o processo de fermentação, etc. Além disso, efetua-se o cálculo dos gastos para se fazer uma determinada quantidade de pães; o custo unitário de cada um, comparado com o custo do pão vendido nas padarias. Discutem-se também as possíveis vantagens de se fazer pão em casa, ou não. Após estes questionamentos, discutem-se os limites e possibilidades de utilização dessa prática como modalidade educativa a partir dos saberes e práticas familiares - individuais e coletivos - que podem ser gerados e construídos no processo de desenvolvimento desse Laboratório, quando esses saberes passam a ser significativos para a vida dos alunos, e não apenas um conteúdo a ser transmitido, memorizado e avaliado, porém sem significado existencial.
Todos esses questionamentos levados para sala de aula são trabalhados com possibilidades de mudanças onde o aluno também avalia “Onde foi que eu errei?” ou “O que deveria ter feito?”.
Essa prática de laboratório e seus desdobramentos foram desenvolvidos no colégio objetivo até o momento pela professora Guiomar do EF I e EF II como parte da atividade pedagógica de ciências, e demais áreas do conhecimento.

Artigo by Mara Aosf
Leitura: Oficina – os saberes do pão
uma modalidade educativa
Maria Luiza Pinto Lemos Guerra"



LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS
A Ação das Leveduras na Massa do Pão
·        No Egito, uns 3000 anos antes de Cristo, alguma dona de casa inventou um processo para produzir o nosso pão macio. Para isso, basta fermentar as tortas de farinha de trigo e água antes de assá-las.
·        Ao fermentar, a massa crua se enche de microscópicas bolhas de gás carbônico (CO2), que tornam o pão fofo como uma esponja.
Alunos do 7º ano do Colégio Portal Objetivo preparando massa de pão:
Professora Responsável: Guiomar
Direção: Maria de Fátima
Coordenação: Amanda Figueiredo

























Quem vai querer?
Parabéns aos alunos do 7º ano!!!
Hummm... Que delícia!

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